Estado de São Paulo garante remédios à base de maconha pelo SUS

No momento você está vendo Estado de São Paulo garante remédios à base de maconha pelo SUS
  • Post category:Legislação

Um grande avanço na saúde pública e na possibilidade de melhora na qualidade de vida de milhares de pessoas aconteceu ontem quando o governador Tarcísio de Freitas sancionou lei que garante a distribuição de remédios derivados da maconha pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, de São Paulo.

O Projeto de Lei (PL1180/19) de autoria do deputado estadual Caio França já havia sido aprovado na Assembléia Legislativa de SP em dezembro de 2022 e estava aguardando a sanção do governador paulista.

Com a sanção da lei pelo governador Tarcísio e, após a publicação no Diário Oficial, os pacientes que fazem tratamento com remédios à base de maconha no Estado de São Paulo poderão obter os produtos através do SUS. A lei determina ainda a capacitação dos servidores públicos, o amplo debate e o desenvolvimento científico através das universidades de SP.

A importância de uma lei como essa é que traz dois grandes avanços muito importantes: o acesso a uma gama de pacientes que não teriam a oportunidade de fazer esse tipo de tratamento e, tão importante quanto, é a desmistificação do preconceito com a maconha.

Que essa iniciativa do governo de São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, sirva de exemplo para que outros estados também dêem sinal verde para o uso medicinal da cannabis através do SUS.