Sinal Verde Cannabis para a qualidade de vida animal!
Depois de muita pressão, a ANVISA autorizou veterinários prescreverem produtos à base de cannabis para tratamento médico em animais.
“Tal decisão é um divisor de águas na indústria canábica no Brasil. Estamos abrindo para o uso em animais e tirando toda uma categoria profissional do risco jurídico previsto na lei de drogas. Isso assegura e amplia significativamente as possibilidades tanto em tratamentos clínicos quanto em pesquisas.” aborda de forma importante o Dr. Erik Amazonas, se referindo aos médicos veterinários que há tempos prescrevem derivados da cannabis para vários tipos de animais, com resultados incríveis, mas que não tinham um aval da entidade responsável, fragilizando e colocando em risco a suspensão do exercício da medicina e problemas com a Justiça, ao portar, transportar e ou manusear derivados da planta sem o consentimento da ANVISA.
“A partir de 2025, o Brasil poderá se tornar um dos principais mercados mundiais para produtos de cannabis veterinária. Espero que se torne também um dos principais produtores de cannabis para uso veterinário e humano no mundo. Essa é uma importante vitória da categoria médico-veterinária, que tem se organizado em Grupos de Trabalho específicos em diversos Conselhos Regionais e também do próprio Conselho Federal de Medicina Veterinária. Desde 2020 o órgão vem pressionando a Anvisa para efetuar esta inclusão, hoje comemorada por toda a classe”, complementa o Dr. Erik Amazonas que, além de professor, é médico veterinário, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do comitê científico do Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal.
Os animais agradecem!