Alemanha legaliza a maconha!

No momento você está vendo Alemanha legaliza a maconha!
  • Post category:Legislação

Já há algum tempo a Alemanha vem se organizando para esse momento, e hoje foi aprovada no parlamento alemão, a lei da legalização da maconha, com 407 votos a favor e 226 contra.
Um projeto bem interessante que prevê algumas etapas. No primeiro momento há algumas limitações, principalmente quanto ao cultivo da erva, que deve ser apenas privativo e limitado a 3 plantas para o uso pessoal. Pode portar até 25gm e armazenar até 50gm da erva seca em casa. Essa primeira etapa da legalização entra em vigor a partir de 01/04/24 e não permite a venda comercial da planta em lojas, os famosos dispensários, que no projeto inicial estavam previstos, mas esse ítem foi negado pelo Ministro da Saúde alemão Karl Lauterbach.

Num segundo momento, a partir de 01/07/24, poderão entrar em funcionamento os cannabis social clubs (associações) que permitem até 500 membros e podem cultivar e vender a maconha somente aos seus associados, com uma cota máxima de 50gm mensais por pessoa e para quem tem entre 18-21 anos, a cota mensal é de 30gm. O consumo de maconha dentro desses clubs é poibido. O uso permanece proibido também em áreas escolares, parquinhos públicos, creches, instalações esportivas ou qualquer centro que atenda crianças e adolescentes. Após as 20h o uso está liberado nas ramblas.
Um marco importante para a comunidade canábica mundial que vê nesse ato de legalização da maconha, ainda mais partindo de uma nação como a Alemanha, um grande incentivo para que outras nações da Europa, que ainda vivem na “zona cinza”, pela falta de regulamentação do uso da cannabis, siga o mesmo caminho.
O projeto ainda contempla um programa de anistia: cerca de 100 mil processos envolvendo o porte de pequenas quantidades de maconha estão tramitando atualmente na Alemanha.

A legalização gera empregos, arrecada impostos, descontamina o meio ambiente (a maconha extrai metais pesados do solo e absorve CO2), movimenta a economia e desafoga o judiciário.

Um dia histórico! Uma Alemanha mais verde, com mais paz e dignidade!

Legalizar é preciso, regulamentar é inevitável!